terça-feira, 1 de julho de 2008

Como ficará o Fox?

Com a chegada do novo Gol em terras latino-americanas o Fox se vê ainda mais encurralado nas estratégias de mercado da Volkswagen. O sub-compacto da marca alemã, faz relativo sucesso no Brasil e na Argentina, mas nada que se compare com o supra-sumo da industria latino-americana da Volkswagen.

O Gol renovado e melhorado, invadirá muito da seara do Fox e deverá tirar alguns compradores do seu irmão mais velho. Por mais que o departamento de marketing da Volkswagen do Brasil jure de pés juntos que tudo está sob controle, depois da mudança do Gol, o centro de estilo e mercado da Volkswagen deve estar concentrando suas forças em uma reestilização da raposinha.

Uma das primeiras atitudes da Volkswagen no mercado brasileiro vai ser a substituição do motor 1.0 VHT pelo mesmo 1.4 de 80 cv que equipa a Kombi, e o Fox de exportação. Essa troca de coração será acompanhada de uma reforma visual com base no novo Gol que segue a nova tendencia de estilo da Volkswagen. Reforma que não se limitará a parte externa, mas, principalmente a interna, com a revisão de todo o painel do veículo, passando a utilizar-se de materiais de melhor acabamento.

A sportvan SpaceFox seguirá as reformas do Fox, mas não terá grandes mudanças na traseira, um ponto muito equilibrado do veículo. Deverá ganhar sim a SpaceCross, com adereços fora-de-estrada para encarar a Palio Adventure Locker da Fiat, que está retomando a liderança do segmento que era da SpaceFox.

Com esta subida na vida a VW espera distanciar o Fox do Gol, e essa estratégia deverá ser adotada no restante dos países da América Latina. Para não atingir o Polo a VW não deverá demorar muito para adotar o Novo Polo que surgirá na Europa no fim de 2009.

Por falar em Europa, lá a missão da raposa está perto do fim. Sem fazer muito sucesso no Velho Mundo, com exceção da Alemanha onde é o líder do segmento, o Fox já tem um substituto que será baseado no conceito Up! e , ao que tudo indica reeditará o nome Lupo. Este deve chegar em meados de 2010.

Rumores dão conta de que o Up! também está previsto para ser fabricado na India e no Brasil, também sucedendo o Fox. Mas pelo bom desempenho em terras tupiniquins (é o 5° modelo mais vendido do mercado atrás de Gol, Palio, Celta e Mille) o Up! poderá adotar o nome Fox no mercado.

Volkswagen Up! reeditará o Lupo e substituirá o Fox na Europa


Nenhum comentário: