quarta-feira, 23 de julho de 2008

Volkswagen estuda sua nova identidade visual


A atual têndencia visual da Volkswagen já está no mercado há cinco anos desde o lançamento da última geração do Passat em 2003. Genes como o para-choque com o grande "v" vincado na dianteira, os faróis com um pequeno dente na parte posterior, as lanternas com elementos redondos e cromados, e o vinco na parte posterior do para-choque traseiro se espalharam pelos modelos da marca alemã.

Contudo desde o lançamento do conceito do suv médio Tiguan, a marca de Wolfsburg vem buscando uma nova identidade visual como podemos ver nos ultimos lançamentos da Volks como o proprio Tiguan, o Novo Gol, e o Lavida(este baseado no conceito Neeza). Os próximos lançamentos devem romper ainda mais com a antiga identidade visual da marca e nos dizer muito sobre o design da Volks.

O cabeça desta mudança é o novo presidente do Grupo VW, Martin Winterkorn. Desde que assumiu o comando do conglomerado, mandou que todos os modelos que estavam sendo ainda concebidos, voltassem as pranchetas, rompendo com o "face family" atual. As próximas gerações de Golf, Polo e Passat voltaram a oficina de desenho da Volks, sob o comando do mago Walter De'Silva. Além destes o novo ultra-compacto da marca, baseado no conceito Up!, também voltou as pranchetas e deve perder muita coisa do concept car apresentado em 2003 além do motor traseiro.

O novo face family da Volkswagen será sensível e pessoal, centrado na funcionalidade de seus veículos e desprovidos da complexidade visual de outras marcas. A grade em V e cromada sumirá do catálogo e os faróis dos novos modelos não avançarão pelas laterais se concentrando na dianteira dos modelos.

Nenhum comentário: